Vs. 10-17 – Nesta próxima série
de versículos, Pedro mostra que a má doutrina leva à má prática. É um fato que a
má doutrina afeta os caminhos morais da pessoa (2 Tm 2:16). Pedro despoja esses
falsos mestres de suas túnicas, mostrando-nos como é sua verdadeira condição moral
diante de Deus. O propósito de sua exposição não é ocupar os santos com o fracasso
e o mal – pois aqueles que estão ocupados com o fracasso se tornam um fracasso –
mas simplesmente nos mostrar a seriedade de sustentar uma doutrina errônea e ao
que ela leva.
Sendo caracterizados
pela insubmissão, esses homens se levantam contra toda autoridade – humana, angelical
ou divina (vs. 10-11). Eles atacam a “verdade”
(v. 2) e “falando mal daquilo
em que são ignorantes” (v. 12 – ARA). Consequentemente,
eles receberão “o galardão da injustiça” em um dia vindouro
de juízo (vs. 13). Tendo “olhos
cheios de adultério” e coração “exercitado
na avareza”, eles
são “filhos de maldição” (v. 14). Tendo
“deixado
o caminho direito”, eles “erraram” seguindo
o “caminho de Balaão”, que é buscar riquezas
e honra neste mundo (v. 15). Balaão foi repreendido, e esses falsos mestres serão
repreendidos também por meio do julgamento de Deus (v. 16). Eles são “fontes sem água”, prometendo grandes coisas
ao seu público, quando eles realmente não têm nada para oferecer espiritualmente
(v. 17).
Ao dizer que
esses maus mestres estariam “entre vós”
(v. 1) e “convosco” (v. 13), poderíamos
nos perguntar por que Pedro não teria instruído os santos a “julgar” seu ministério pelo que é, e excomungá-los
(1 Co 10:15, 14:29), pois certamente nenhuma assembleia que é biblicamente reunida
deve permitir que tal maldade exista em seu meio (1 Co 5:11-13; Gl 5:7-12). No entanto,
Pedro não estava usando as palavras “entre”
e “com” para indicar a comunhão dos santos
à Mesa do Senhor, mas para indicar a associação externa dos santos com tudo o que
existe sob a bandeira Cristã. Esses homens não estarão em comunhão à mesa do Senhor;
sendo hereges, eles sairão da comunhão dos santos e iniciarão suas próprias seitas
na Cristandade.