Seu Caráter

Vs. 10-17 – Nesta próxima série de versículos, Pedro mostra que a má doutrina leva à má prática. É um fato que a má doutrina afeta os caminhos morais da pessoa (2 Tm 2:16). Pedro despoja esses falsos mestres de suas túnicas, mostrando-nos como é sua verdadeira condição moral diante de Deus. O propósito de sua exposição não é ocupar os santos com o fracasso e o mal – pois aqueles que estão ocupados com o fracasso se tornam um fracasso – mas simplesmente nos mostrar a seriedade de sustentar uma doutrina errônea e ao que ela leva.
Sendo caracterizados pela insubmissão, esses homens se levantam contra toda autoridade – humana, angelical ou divina (vs. 10-11). Eles atacam a “verdade” (v. 2) e “falando mal daquilo em que são ignorantes” (v. 12 – ARA). Consequentemente, eles receberão o galardão da injustiça em um dia vindouro de juízo (vs. 13). Tendo “olhos cheios de adultério” e coração exercitado na avareza, eles são “filhos de maldição” (v. 14). Tendo deixado o caminho direito, eles “erraram” seguindo o “caminho de Balaão”, que é buscar riquezas e honra neste mundo (v. 15). Balaão foi repreendido, e esses falsos mestres serão repreendidos também por meio do julgamento de Deus (v. 16). Eles são “fontes sem água”, prometendo grandes coisas ao seu público, quando eles realmente não têm nada para oferecer espiritualmente (v. 17).
Ao dizer que esses maus mestres estariam “entre vós” (v. 1) e “convosco” (v. 13), poderíamos nos perguntar por que Pedro não teria instruído os santos a “julgar” seu ministério pelo que é, e excomungá-los (1 Co 10:15, 14:29), pois certamente nenhuma assembleia que é biblicamente reunida deve permitir que tal maldade exista em seu meio (1 Co 5:11-13; Gl 5:7-12). No entanto, Pedro não estava usando as palavras “entre” e “com” para indicar a comunhão dos santos à Mesa do Senhor, mas para indicar a associação externa dos santos com tudo o que existe sob a bandeira Cristã. Esses homens não estarão em comunhão à mesa do Senhor; sendo hereges, eles sairão da comunhão dos santos e iniciarão suas próprias seitas na Cristandade.