terça-feira, 2 de junho de 2020

Sua Condenação



Vs. 4-9 – O Apóstolo traz três exemplos da história que provam que esse tipo de iniquidade será justamente recompensado com uma intervenção do julgamento divino.
Em primeiro lugar, há os “anjos” que pecaram na época do dilúvio. Eles tentaram coabitar com as filhas dos homens e criar uma espécie de raça superior (Gn 6:2-4), mas Deus interveio e os lançou no “abismo mais profundo da escuridão” (JND) (Tártaro) onde eles aguardam o grande dia do julgamento (Jd 6). Naquele dia, eles – junto com o diabo e todos os outros anjos caídos – serão lançados no “lago de fogo”, que é o inferno (Mt 25:41; Ap 20:10). Este versículo 4 não está se referindo à queda de Satanás e de seus anjos, quando eles foram expulsos da morada de Deus (Ez 28:11-19). Está se referindo a alguns dentre aqueles anjos caídos se engajando nesta grande iniquidade na época do dilúvio e, consequentemente, sendo levados e confinados no abismo. O restante dos anjos caídos ainda está solto e fazendo o seu trabalho maligno. Eles também serão capturados e lançados no abismo quando Cristo aparecer (Is 24:21-22; Ap 20:1-3). Eles permanecerão lá durante do Milênio até o grande dia do julgamento no final dos tempos, quando serão lançados no lago de fogo (Ap 20:10).
Em segundo lugar, há os incrédulos que viveram na época do dilúvio que foram julgados por Deus quando as águas fizeram transbordar o mundo de então (cap. 3:6). O juízo veio sobre eles porque recusaram a mensagem de Noé, “pregoeiro [arauto] da justiça”. Quando o juízo chegou, Noé e sua família foram livrados pela misericórdia de Deus no abrigo da arca (v. 5).
Em terceiro lugar, há os homens de Sodoma e Gomorra, que foram julgados por Deus, lançando fogo e enxofre sobre eles (vs. 6-8). Assim como a família de Noé foi poupada, também foi “Ló”. Ele escapou da cidade antes do juízo cair (Gn 19). Pedro não chama Ló de piedoso, mas ele diz que ele era “justo”, porque era um homem que tinha fé em Deus. Ele tinha uma alma salva, mas, infelizmente, uma vida perdida, porque ele escolheu viver para as coisas do mundo e não para as coisas de Deus. Consequentemente, ele perdeu tudo pelo que ele viveu! O versículo 8 nos diz que Ló viveu uma vida infeliz em Sodoma; sua alma era “afligida” diariamente pela corrupção que o rodeava. Sua vida é um aviso para todos os Cristãos que buscam o mundo e que vivem para ele (1 Co 3:15), e sua esposa é um aviso para todos os crentes meramente professos (Lc 17:32).
V. 9 – Pedro conforta nosso coração lembrando-nos de que Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia de juízo, para serem castigados. Isso mostra que o Senhor fará separação na desordem e confusão no testemunho Cristão, pois Ele sabe quem é verdadeiro e quem não é (2 Tm 2:19). Se formos verdadeiramente exercitados sobre sermos preservados em um dia mau, independentemente de quão tenebrosos e difíceis possam ser os tempos, podemos contar com Deus para fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...