terça-feira, 2 de junho de 2020

Estar Estabelecido na Presente Verdade

Vs. 12-14 – A segunda coisa necessária para assegurar a preservação no caminho é estar estabelecido na revelação Cristã da verdade – e especialmente ao aplicar-se às coisas nos últimos dias, quando a Cristandade estaria em desordem, como os capítulos 2 e 3 indicam. Pedro diz: Pois não serei negligente para vos fazer sempre lembrar estas coisas, ainda que as saibais, e estejais estabelecidos na presente verdade” (KJV). Isso mostra que é importante ter um entendimento da verdade; ele nos “guardará” no caminho quando mantido em comunhão com o Senhor (Sl 40:11). Os princípios da Palavra de Deus, quando guardados e aplicados na vida de alguém, nos guiam e nos impedem de sair do caminho (Sl 17:4, 119:105, 130). Aqueles que não foram alicerçados na revelação Cristã da verdade são suscetíveis a serem levados em roda por todo o vento de doutrina que aparecem (Ef 4:14). O apóstolo Paulo declara que estar “estabelecido” na verdade envolve entender tanto o seu “evangelho” como a “revelação do Mistério” (Rm 16:25). O fato de Pedro dizer: ainda que as saibais, e estejais estabelecidos na presente verdade, mostra que ele considerava aqueles a quem escrevia como tendo amadurecido na fé. A responsabilidade de Pedro era lembrar estas coisas” (TB) aos santos, porque existe um verdadeiro perigo de esquecê-las.
Conhecer as Escrituras do Velho Testamento é uma tremenda vantagem para um Cristão, pois há muitos princípios que podem nos ajudar em nossa caminhada com o Senhor. Mas elas não nos estabelecerão na “presente verdade”. Por quê? Porque a verdade presente a qual Pedro está se referindo, não é encontrada no Velho Testamento. Ela é a revelação da verdade Cristã que Deus entregou aos santos por meio dos apóstolos; é a verdade do Novo Testamento.
Vs. 13-15 – Sentindo do Senhor que a hora de sua morte estava se aproximando, Pedro considerou uma coisa certa e proveitosa usar seu tempo e energia para despertar os santos, lembrando-os acerca destas coisas”. Isso mostra que ele sabia o valor da repetição. Também nos mostra que, embora possamos conhecer a verdade e termos sido estabelecidos nela, ainda precisamos rever essas coisas, repetidas vezes, para que permaneçamos “sempre lembrando”. Assim, não devemos procurar nova verdade – pois com tais tentativas alguns se desviaram para o erro – mas, em vez disso, devemos rever a mesma verdade que “uma vez foi dada aos santos” (Jd 3).
O Senhor disse a Pedro que, quando ele fosse “velho”, ele seria chamado para morrer pela glória de Deus como um mártir (Jo 21:18). No fato dele dizer: “Como nosso Senhor Jesus Cristo me mostrou”, sugere que sua morte seria por crucificação (v. 14). A história religiosa nos diz que ele, a seu próprio pedido, foi crucificado de cabeça para baixo, pois ele não se sentia digno de ser crucificado em uma posição de cabeça para cima, como o Senhor foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...