quarta-feira, 1 de maio de 2019

UMA HERANÇA CELESTIAL (vs. 4-5)


UMA HERANÇA CELESTIAL (vs. 4-5)

             Pedro passa a falar da porção Cristã da bênção que nos foi assegurada pela morte e ressurreição de Cristo. Ele se refere a ela como nossa “herança”. Ele diz que é uma herança incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo. Estas coisas, como as anteriores, são algo completamente diferente daquilo que esses crentes judeus tinham conhecido sob o antigo pacto.
Estando na Igreja de Deus, esses santos eram agora parte de uma companhia especial de pessoas abençoadas na família de Deus, distinta do resto de Seus filhos, como sendo a assembleia dos primogênitos (Hb 12:23 – Tradução W. Kelly). (“Primogênitos” indica que eles têm preeminência tanto em sua posição quanto em seus privilégios sobre todas as outras pessoas abençoadas.) Favorecidos como tais, os Cristãos têm um lugar especial diante de Deus como Seus “filhos” (Rm 8:14-15, Gl 3:26, 4:5-7, Ef 1:5), tendo suas próprias bênçãos especiais (Ef 1:3). Pedro se refere a essas bênçãos como nossa “herança” celestial. Isso contrasta com a porção de Israel na terra de Canaã, que era uma herança terrena.
         Há, de fato, dois aspectos da herança Cristã no Novo Testamento:
  • A herança são coisas materiais desta criação (Ef 1:11, 14, 18; Cl 3:24).
  • A herança são coisas espirituais que os crentes possuem em Cristo (At 20:32, 26:18; Cl 1:12; 1 Pe 1:4). 
Vista a herança como coisas materiais, Cristo é o “Herdeiro” de tudo o que foi criado nos céus e na Terra (Hb 1:2). É “Sua herança” (Ef 1:18) e também é “nossa herança” (Ef 1:14), porque somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (Rm 8:17). De acordo com isso, Paulo disse: “porque tudo é vosso” (1 Co 3:21). Esta herança material é algo que é nosso agora, no que diz respeito ao título e direito a ela (Ef 1:11 – “obtivemos uma herança” – JND). Ela foi “adquirida [comprada – KJV] (Ef 1:14 – TB) para nós por Cristo pela obra na cruz ( para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todas as coisas – Hb 2:9 – JND), mas ela espera “redenção” (Ef 1:14). A redenção da herança tem a ver com o fato de Cristo a libertando (o significado da redenção) do pecado, de Satanás e do mundo, de modo que possa ser usada para a demonstração de Sua glória no mundo vindouro (o Milênio). Isso ocorrerá na Aparição de Cristo por meio de seus julgamentos marciais.
Vista como coisas espirituais, a herança tem a ver com o que os crentes possuem espiritualmente em Cristo – nossas “bênçãos espirituais” (Ef 1:3; Cl 2:3). A Tradução J. N. Darby chama esse lado da herança de “a porção” em Atos 26:18 e Colossenses 1:12, para distingui-la do aspecto material. Ele disse: “A herança é a herança de todas as coisas que Cristo criou. Mas em 1 Pedro, ou em Colossenses 1, ela está no céu” (Notes and Jottings, pág. 101). Há uma diferença entre Colossenses 1:12 e 1 Pedro 1:4; Colossenses refere-se à nossa participação atual na herança, enquanto 1 Pedro refere-se a uma futura participação nela quando estivermos com Cristo em nosso apropriado estado glorificado. Assim, em Colossenses, os santos são vistos como possuidores de sua porção em Cristo, mas em 1 Pedro eles estão em uma jornada  em direção a ela.
Há abundância de contrastes quando se compara a herança terrena de Israel com a nossa herança celestial. A herança de Israel poderia ser, e foi, perdida pelo fracasso – mas a nossa não pode ser! Eles corromperam e macularam sua herança enchendo a terra com bosques (postes-ídolo) e altares em que praticavam a idolatria. Como consequência, Deus permitiu que seus inimigos os conquistassem e os levassem para longe de sua herança. Assim, ela escapou de seu alcance. Em contraste com isso, a herança espiritual que os Cristãos têm é “incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar” e, portanto, não pode ser arruinada por qualquer falha nossa. Ela está guardada nos céus e está segura por conta da fidelidade de Deus em guardá-la por nós. A preservação da herança de Israel dependia de seu desempenho, e foi aí que tudo deu terrivelmente errado. Eles falharam em sua responsabilidade e, consequentemente, perderam sua herança. Como nossa herança não depende de nossa fidelidade, mas foi assegurada para nós em Cristo ressuscitado, ela não pode ser perdida.
Pedro acrescenta que, enquanto nossa herança está guardada no céu para nós (v. 4), somos guardados pelo poder de Deus na Terra, a fim de tomarmos posse daquelas coisas em nosso estado glorificado (v. 5 – ARC). Assim, tudo está eternamente seguro! Ele diz que somos guardados para a salvação, e isso é algo que está já prestes para se revelar no último tempo. Para entender isso corretamente, precisamos ver que há três tempos verbais para a salvação na Escritura. O Cristão foi salvo da pena de seus pecados ao receber a Cristo como seu Salvador (At 16:31; Ef 2:8); ele está sendo salvo diariamente dos perigos interiores e exteriores (Rm 5:10; 1 Tm 4:10; Hb 7:25); e ele será salvo no momento do Arrebatamento quando seu corpo for glorificado (Hb 9:28). Por isso, é igualmente verdade dizer que fomos salvos e estamos sendo salvos e seremos salvos. O aspecto da salvação de que Pedro está falando aqui está no tempo verbal futuro. Ela ocorrerá no Arrebatamento, mas não será “revelada” diante do mundo até a revelação de Jesus Cristo, que é a Sua Aparição (v. 13).
Também é importante notar que Pedro frequentemente fala da vinda do Senhor sem distinguir entre o Arrebatamento e a Aparição. Este é o caso no versículo 5. Sabemos de outras passagens da Escritura que a glorificação de nossos corpos ocorrerá no Arrebatamento (1 Co 15:51-55; Fp 3:21), mas não será “revelada” diante do mundo até a Aparição de Cristo, quando Ele virá para ser glorificado em Seus santos (2 Ts 1:10). O fato de que esta salvação está “já prestes” de ser revelada, torna essas coisas iminentes (Rm 13:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...