domingo, 5 de maio de 2019

SOFRIMENTO PELO NOME DE CRISTO Capítulo 4:12-19

SOFRIMENTO PELO NOME DE CRISTO
Capítulo 4:12-19

Pedro passa a falar de outro aspecto de sofrimentos que os santos fiéis encontrarão – sofrimentos pelo nome de Cristo. Ele diz: “Amados, não estranheis a ardente provação que há no meio de vós, e que vem para vos pôr à prova, como se vos acontecesse coisa estranha, mas visto que sois participantes dos sofrimentos de Cristo, regozijai-vos, para que também na revelação da Sua glória exulteis cheios de júbilo. Se sois vituperados pelo nome de Cristo, bem-aventurados sois; porque o Espírito da glória, e de Deus repousa sobre vós” (TB). Pedro já falou do sofrimento por causa da justiça (cap. 3:14-16), mas isso do que fala agora é de um caráter superior de sofrimento, porque envolve confessar o nome de Cristo. J. N. Darby disse: “Aquilo [o sofrimento] que é pelo nome d’Ele é um tipo superior, do que pela justiça” (Collected Writings, vol. 28, pág. 186).
Assim, é possível sofrer por fazer o que é certo, sem relacionar-se publicamente o motivo a Cristo. Mas no momento em que confessamos a Cristo e O trazemos para o cenário, como sendo a razão pela qual fazemos o que fazemos, então a perseguição aumenta. Podemos dizer a alguém que não queremos fazer algo porque não seria correto e, como resultado, sofremos certa medida de reprovação por isso. Mas quando dizemos que não queremos fazê-lo porque somos crentes no Senhor Jesus Cristo e não queremos desagradá-Lo, então a perseguição e a reprovação se intensificam. Este é o aspecto do sofrimento ao qual Pedro se refere nesta passagem.

V. 12 – Ao dizer a esses queridos crentes que não deveriam pensar que a provação de aflição que estavam experimentando era uma “coisa estranha”, mostra que a aflição pelo “nome de Cristo” é normal para o Cristianismo. Assim, “a ardente prova” da perseguição não deve ser considerada como uma surpresa. É bem simples; se o crente confessar a Cristo, que é rejeitado, ele também será rejeitado. Isso é algo que deve ser esperado porque o mundo pelo qual passamos é naturalmente oposto a Cristo, e qualquer testemunho de Cristo não pode ser tolerado (Jo 15:20). O mundo pode tolerar usuários de drogas, imoralidade, religião falsa, etc., mas não pode tolerar Cristãos que confessam a Cristo. Quanto mais fiel for o testemunho de Cristo, mais o crente sofrerá. Eles foram, portanto, instruídos a “regojizarem-se” porque sofrendo desta maneira, eles seriam “participantes” do martírio das “aflições de Cristo” (v. 13) – e isso é um privilégio (Mc 10:39; At 5:41; Fp 1:29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...