domingo, 5 de maio de 2019

O Rebanho

O Rebanho

Vs. 5-11 – Pedro se dirige ao rebanho. Ele os exorta quanto à necessidade de humildade e expressa dependência de Deus. Ele diz: “Semelhantemente vós, mancebos, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos pois debaixo da potente mão de Deus, para que a Seu tempo vos exalte; Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. Se o rebanho deve prosperar espiritualmente, deve haver uma condição feliz de paz e amor existindo entre os santos. Pedro nos diz que isso é alcançado por adotar “humildade” uns para com os outros. Todos temos um papel a desempenhar contribuindo para essa feliz condição que deve estar entre o povo de Deus estando “revestido de humildade”.
Os irmãos “mancebos” são especificamente chamados a serem “sujeitos” aos seus irmãos mais velhos. A tradução das versões King James e a Almeida Revista e Corrigida implica que os mais velhos também devem estar sujeitos aos mais novos (“sede todos sujeitos uns aos outros”), mas isso seria impróprio. Uma melhor tradução da passagem mostra que Pedro está exortando “todos” os santos (o que incluiria os irmãos mais velhos) a “revestirem-se de humildade”. Toda a companhia Cristã deve ser marcada por esta grande característica moral que foi tão perfeitamente mostrada no Senhor Jesus. Ele é o único Homem que sempre teve o direito de Se exaltar – mas a Escritura diz: “E, achado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo” (Fp 2:8). Alguns parecem pensar que a humildade é pensar mal de si mesmo e sair por aí se depreciando, mas na verdade é não estar pensando em nós mesmos de forma alguma! Uma pessoa verdadeiramente humilde tem a si mesma fora de cena – seja em importância própria ou em auto piedade.
Visto que o orgulho é odioso para Deus, um homem orgulhoso certamente encontrará o julgamento governamental de Deus. Pedro diz que Deus resiste aos soberbos” e resiste àqueles que têm planos de se sobressair entre seus irmãos. Para nos protegermos contra esse mal em nossos corações, Pedro diz: Humilhai-vos pois debaixo da potente mão de Deus” (v. 6). Isso é algo que todos devemos fazer, e se não o fizermos, Deus fará isso ordenando uma circunstância humilhante em nossas vidas. Pedro nos assegura que aqueles que se humilharem serão exaltados “a Seu tempo”, quando o Senhor vier e estabelecer Seu reino. Se o sofrimento deve ser recompensado por glória naquele dia vindouro (v. 4), a humildade será naquele dia recompensada pela exaltação (v. 6).
Além de revestir-nos em humildade, Pedro diz que também precisamos lançar sobre Ele toda a vossa ansiedade” (v. 7). O caminho da fé tem seus altos e baixos, e certamente nos encontraremos com algo desencorajador ao longo do caminho. Mas como as misericórdias de Deus são novas a cada manhã (Lm 3:22-23), todos os nossos problemas e provações podem ser levados ao Senhor em expressa dependência, e Ele nos ajudará por meio deles. O salmista disse: Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá” (Sl 55:22).
A provação a que Pedro está especialmente se referindo aqui é a perseguição. Os santos naqueles dias estavam passando pelo fogo da aflição a esse respeito e precisavam de conforto e consolação. Essas provações não foram enviadas por Deus, mas foram, no entanto, permitidas por Ele. Pedro diz que eles deveriam valer-se da provisão que Deus lhes havia feito, lançando suas cargas sobre o Senhor. Enquanto aqui o contexto é perseguição, sabemos que o desânimo pode vir de qualquer parte. Quando isso acontece, a solução é a mesma – devemos colocá-lo sobre o Senhor e deixar que Ele carregue o peso por nós.

Assim, Pedro tocou em dois perigos opostos dos quais devemos nos resguardar – de estarmos inchados de orgulho ou de sermos lançados em desânimo. Essas coisas devem ser enfrentadas nos humilhando sob a potente mão de Deus (v. 6) e lançando todos os nossos cuidados sobre Ele (v. 7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...