domingo, 5 de maio de 2019

O Leão que Ruge

O Leão que Ruge

V. 8 – Ele prossegue mostrando que se nos recusarmos a nos humilhar sob a mão de Deus e não lançarmos nossos problemas e provações sobre o Senhor, ficaremos vulneráveis ​​aos ataques do leão que ruge – o diabo. Ele diz: Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. Assim, Pedro queria que estivéssemos conscientes dos movimentos desse inimigo. A vigilância aqui não é a de esperar o Senhor vir (o que certamente devemos fazer – Lc 12:37; Tt 2:13, etc.), mas a de observar os ataques do inimigo. Não devemos nos ocupar com o inimigo – nossa ocupação é com Cristo –, mas devemos estar alertas e precavidos em relação às táticas do inimigo (2 Co 2:11). As palavras “humilhai-vos” (v. 6), “sede sóbrios” (v. 8), “vigiai” (v. 8) e “resisti” (v. 9) estão todas no tempo aoristo no grego, que é um estado de haver feito algo definitivamente, conforme nota de rodapé da tradução J. N. Darby. Assim, a prontidão em relação ao nosso adversário é para ser um estado permanente; não é algo que retomamos no momento em que Satanás ataca – assim poderia ser tarde demais!
Pedro deixa claro que o objetivo de Satanás é “devorar” (ARA) os Cristãos. Podemos perguntar: “Em que sentido o diabo devora um Cristão?” Ele certamente não pode tirar de nós a salvação da nossa alma; ela está eternamente segura pelo que o Senhor Jesus consumou na cruz (Jo 10:28-29). Mas Satanás pode destruir nossas vidas no que diz respeito ao nosso testemunho. Ele pode aterrorizar o crente ao ponto dele desistir do caminho e todos os que virem isso zombarão do Cristianismo e do Senhor (Lc 14:29-30). A principal maneira de Satanás aterrorizar os santos é por meio da perseguição. Ele trabalha “bramando como um leão” para persegui-los, mas essa não é a única maneira em que ele age.  Como Pedro mostra aqui, ele leva homens orgulhosos e também se lança sobre pessoas desencorajadas.
V. 9a – Pedro diz: Ao qual resisti firmes na fé”. Devemos resistir ao diabo, mas não na energia da carne. Não somos chamados a lutar contra o diabo, nem devemos dialogar com ele. Nós “resistimos” ao diabo, permanecendo firmes em fé, nas nossas convicções que são fundadas na Palavra de Deus. Quando resistimos firmes sob esses ataques especiais do diabo, ele “fugirá” de nós! (Tg 4:7).

Satanás treme quando vê
O mais fraco dos santos ajoelhado!


Devemos encomendar nossas vidas a Deus em oração e lembrar que Ele está acima de todas as circunstâncias, e se o diabo incitar homens para nos perseguir, eles só poderão nos fazer o que Deus permitir, em Sua poderosa providência (Lm 3:37).  E se formos chamados a morrer como mártires para Cristo, devemos seguir o exemplo dos santos que já se foram, que foram “fiéis até a morte” (Ap 2:10; 12:11). Recusando-nos a renegar a fé, “venceremos” este adversário e obteremos a “vitória” para o Senhor, porque todas as suas tentativas malignas de nos fazer desistir no caminho da fé falharam (Ap 15:2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...