domingo, 5 de maio de 2019

Conforto Para os Santos que Sofrem Perseguição

Conforto Para os Santos que Sofrem Perseguição

Vs. 9b-11 – Pedro conclui suas observações sobre o assunto do sofrimento, dando algumas palavras de conforto e encorajamento a esses santos que estavam passando pelo fogo da perseguição. Sua intenção era motivá-los a irem adiante pelo Senhor, em sua provação.
Em primeiro lugar, eles não estavam sozinhos em seu sofrimento. Ele diz: sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (v. 9b). Assim, eles poderiam tomar coragem no fato de que, se os outros puderam suportar esse sofrimento, eles também poderiam (1 Ts 1:6; 2 Ts 1:4; 2 Tm 2:3, 4:5, etc.).
Em segundo lugar, o Deus de toda a graça” os chamara em Cristo Jesus à Sua eterna glória” (v. 10a). Assim, eles foram “chamados” por Deus para um fim glorioso com Cristo, e não havia nada que pudesse frustrar o Seu propósito. Se mantivessem seus olhos na “eterna glória” para a qual estavam viajando, isso os motivaria a suportar as provações que encontrassem ao longo do caminho. Além disso, Pedro lembra-lhes que o nosso Deus é o “Deus de toda a graça”, e assim Ele nos fornecerá a graça necessária para continuarmos ao longo do sofrimento que enfrentamos (Fp 4:13; Tg 4:6).
Em terceiro lugar, esse tempo de sofrimento é apenas por “um pouco” comparado à glória eterna que está chegando (v. 10b). Em breve terminará. Saber disso lhes daria um propósito de coração para continuar no caminho.
Em quarto lugar, Pedro diz: Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá”. Eles também precisavam ter em mente que esses sofrimentos estavam sendo usados ​​por Deus para edificar o caráter Cristão neles. Assim, era importante verem a mão de Deus em suas provações; isso daria incentivo adicional para continuarem.

V. 11 – É adequado que Pedro terminasse com uma doxologia de louvor (acho que tem de repetir a N. do Tradutor sobre doxologia): A Ele seja a glória e o poderio pelos séculos dos séculos. Amém” (JND). Os séculos dos séculos referem-se ao estado eterno quando Satanás estará no lago de fogo (Ap 20:10) e o tempo de sofrimento dos santos terminará (1 Co 15:24-28; 2 Pe 3:12-13; Ap 21:1-8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...