domingo, 7 de abril de 2019

ELEIÇÃO


ELEIÇÃO

                   Primeiramente, Pedro fala desses crentes judeus como sendo Eleitos segundo a presciência de Deus Pai”. Eleito significa ter sido escolhido. Por isso, eles foram escolhidos por Deus para ter um relacionamento especial com Cristo em glória celestial, como parte da nova companhia de pessoas abençoadas que Deus estava reunindo – a Igreja de Deus. Essa escolha é algo que Deus fez antes da fundação do mundo” (Ef 1:4). Vemos disto que, se é para a bênção nos alcançar, ela deve começar com Deus, que é a fonte de toda bênção.
A eleição divina não era algo novo para esses judeus; eles faziam parte da nação eleita de Israel. Deus “escolheu” Israel para ter um especial relacionamento de aliança Consigo mesmo, como Seu “povo santo” (Dt 7:6-8). No entanto, o que Pedro estava falando aqui é um tipo diferente de eleição. A eleição de Israel era algo coletivo e nacional, enquanto esta eleição é pessoal e individual. Não era em conexão com seu pai Abraão, como foi o caso de Israel, mas com “Deus Pai”.
A eleição divina é provavelmente a doutrina mais controversa do Novo Testamento. Embora seja frequentemente um tópico de debate entre os Cristãos, Pedro e os outros escritores do Novo Testamento não pedem desculpas por ensiná-la. Eles falam da soberania de Deus – eleição por graça tal como ela é – uma realidade conhecida e crida entre os apóstolos. Isso é algo pelo qual todo crente é grato, pois onde estaríamos sem que Deus tivesse colocado Seu amor sobre nós e nos escolhido para bênção?
A contenda reside no raciocínio de que se Deus escolheu alguns na raça humana para abençoar, então ao desconsiderar os não escolhidos, Ele teria, em resumo, escolhido e eles para uma eternidade no inferno. Uma vez que isso parece depreciativo à própria natureza e caráter de Deus, que ama todos os homens e deseja sua bênção (Jo 3:16; 1 Tm 2:4), isso é repudiado como errado. Uma explicação popular, mas equivocada, que muitos evangélicos dão à graça eletiva de Deus, deriva de um mal-entendido da “presciência” de Deus. Eles dizem que na eternidade passada Deus olhou para frente através do corredor do tempo e previu quem creria no evangelho e quem não creria e escolheu aqueles que creriam. No entanto, esta ideia dá crédito indevido ao homem pela sua salvação. Assume que em seu estado perdido o homem tem o poder de escolher Cristo para a salvação de sua alma. Isto está claramente em colisão com muitas Escrituras que ensinam que o homem caído é tão depravado que não tem absolutamente nenhum poder em si mesmo para vir a Cristo para a salvação.
A verdade é que o homem em seu estado decaído não consegue nem crer no evangelho; Deus tem de dar-lhe fé para fazê-lo (Ef 2:8). As Escrituras ensinam que o homem em seu estado natural está “morto” e, portanto, ele não pode ouvir nem responder ao chamado de Deus pelo evangelho (Ef 2:5; Cl 2:13). Isso nos ensina que é incapaz de “receber” a verdade; ela é tolice para ele (1 Co 2:14 – JND). Também ensina que o homem em seu estado natural é “sem força” (Rm 5:6 – JND) e, portanto, não pode “vir” a Cristo para salvação (Jo 6:44, 65). Deixado em si mesmo, o homem nunca escolherá a Cristo, porque a mente da carne é inimizade contra Deus (Rm 8:7 – TB). Portanto, essa ideia equivocada sobre a eleição, nega a depravação total do homem.
Os homens tentam conciliar a graça soberana de Deus de eleição na salvação, com a responsabilidade do homem de crer no evangelho, mas, ao fazê-lo, muitas vezes pendem apenas para um lado em suas interpretações. A verdade é que ambas as linhas da verdade correm paralelas através das Escrituras, sem se fundirem. Como os dois trilhos de uma ferrovia: aos nossos olhos eles parecem se juntar à distância, mas é claro que isso não ocorre. Uma vez que os caminhos de Deus são inescrutáveis (Rm 11:33), não devemos tentar conciliar essas coisas em nossas mentes, mas devemos deixá-las como são encontradas nas Escrituras. Deus queria que soubéssemos sobre elas, e é por isso que são declaradas nas Escrituras, mas Ele não nos pediu para conciliá-las. Ele sabia muito bem que os pecadores deixados por contra própria não escolheriam a Cristo, então Se adiantou e nos marcou para bênção ao nos escolher. Em algum momento de nossa história, cremos no evangelho e recebemos a bênção da salvação. Como essas coisas juntamente funcionam, está além das nossas mentes humanas.
A doutrina da eleição é a verdade bíblica que mais humilha o homem porque o demonstra ser totalmente desamparado e incapaz de fazer qualquer coisa por si mesmo. É também uma das verdades que mais exalta a Deus nas Escrituras. Como Ele fez tudo por nós em nossa salvação, Ele justamente recebe todo o crédito e toda a glória! Mesmo que não entendamos essas coisas completamente, a verdade da eleição divina deveria produzir louvor de nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...