domingo, 7 de abril de 2019

A SANTIFICAÇÃO DO ESPÍRITO


A SANTIFICAÇÃO DO ESPÍRITO

           Em segundo lugar, na salvação de cada pessoa existe a obra santificadora do Espírito Santo em separar aqueles a quem Deus escolheu, transmitindo-lhes a vida divina por meio do novo nascimento. Esta é uma obra do Espírito em uma pessoa antes de ela ser purificada pelo sangue de Cristo e ser salva. É uma ação soberana de Deus que resulta nos eleitos serem capacitados a ouvir e crer no evangelho. Sem essa obra inicial nos homens, ninguém seria salvo. Assim, na eternidade passada Deus nos escolheu para bênção, e chegou um momento em nossa vida quando Deus agiu pelo Espírito e nos transmitiu vida por meio de Seu poder vivificador (Ef 2:5; Cl 2:13). Comunicar a vida divina aos eleitos os separa (o significado da santificação) da massa da humanidade que se encaminha para uma eternidade perdida.
A “santificação do Espírito” não é o aspecto prático da santificação, em que o crente aperfeiçoa a santidade em sua vida removendo coisas que são inconsistentes com a santidade de Deus (2 Co 7:1; 1 Ts 4:4-7; 5:23; 1 Pe 1:16). A ordem em que a verdade é apresentada aqui mostra claramente que a santificação prática não está em vista. A santificação prática resulta da pessoa ser aspergida com o sangue de Cristo e ser salva; aqui, a santificação precede a salvação. Assim, é a obra preliminar de Deus nas almas antes de serem salvas, pelo que são separadas para bênção por serem vivificacadas. Hamilton Smith disse: “A santificação do Espírito é uma verdadeira operação do Espírito Santo em nós, pela qual nascemos do Espírito, que nos transmite uma nova vida e natureza” (The Epistles of Peter, pág. 5). W. Kelly disse: “Há uma verdadeira e a mais vital santificação para Deus que acompanha a primeira vivificação [inicial] da alma quando nascemos da água e do Espírito e somos purificados de nossa impureza natural por Seu poder vivificador, antes que desfrutemos o bendito sentimento de Deus, nos justificando pela fé em Jesus e em Sua obra” (The Epistles of Peter, pág. 14). F. B. Hole disse: “Sua escolha se torna efetiva ‘por meio da santificação do Espírito’. A ideia central de santificação é a separação para Deus, e o Espírito Santo é aqu’Ele que, por sua obra interior de conceder vida, separa aquele que é o objeto dela” (Epistles, vol. 3, pág. 98).
A maioria dos Cristãos nunca ouviu falar dessa ação preliminar do Espírito nas almas, que é o novo nascimento, antes da pessoa ser salva pela fé na obra consumada de Cristo. Eles pensam que o novo nascimento e a salvação da alma são apenas uma e mesma coisa. Se perguntados, provavelmente diriam que uma pessoa nasce de novo quando crê no Senhor Jesus Cristo. No entanto, isso é “colocar o carro adiante dos bois”. A verdade é que a pessoa não crê no Senhor Jesus para nascer de novo, mas sim, ela crê porque nasceu de novo (Jo 1:12-13; 1 Jo 5:1). Quanto à ordem dessas coisas, Deus age antes e soberanamente em uma pessoa por meio da obra santificadora do Espírito em um novo nascimento, pelo qual ela recebe vida e fé para crer no evangelho (Ef 2:5, 8). Assim, o novo nascimento não é o resultado de uma pessoa se voltando para Deus e crendo no Senhor Jesus Cristo, mas é o resultado de Deus comunicando soberanamente vida divina à sua alma. Isso é o que possibilita que a pessoa se volte para Deus em arrependimento e creia no Senhor Jesus para a salvação. Comentando sobre esse mal-entendido, J. N. Darby disse: “Não devemos confundir a salvação manifestada e ser nascido de Deus” (Letters, vol. 3, pág. 118). Ele também disse: “A Igreja perdeu o pensamento de ser salva. As pessoas pensam que é suficiente nascer de novo” (Collected Writings, vol. 28, pág. 368).
Há várias passagens bíblicas que mostram que a obra santificadora do Espírito no novo nascimento na pessoa precede sua crença em Cristo para a salvação de sua alma. As referências a seguir confirmam isso:
João 1:12-13 – Aqueles que “creem no Seu nome” são os “quais foram” (KJV) (anteriormente) nascidos de Deus.
João 3:3-8, 14-17 – Com relação à ordem da obra de Deus nas almas, o Senhor falou de “nascer de novo” pela Palavra de Deus e do Espírito de Deus antes de falar de ser “salvo” por crer no Filho de Deus.
João 5:21, 24 – O Senhor falou da obra de Deus vivificando almas antes de falar sobre crerem n’Ele para a vida eterna.
João 6:44-47 – O Senhor falou de Seu Pai atraindo pessoas, o que é o efeito de nascer de novo, antes de falar de pessoas  crendo n’Ele.
Efésios 2:1-5, 8 – Descrevendo a atividade do amor e da misericórdia de Deus para conosco, Paulo primeiro se referiu à Sua obra de vivificar as almas, e então passou a falar daqueles a quem Deus havia vivificado sendo “salvos pela graça” por meio da fé.
2 Tessalonicenses 2:13-14 – Paulo falou da “santificação do Espírito”, que é o resultado de um novo nascimento, antes de a pessoa crer na verdade do evangelho.
1 Pedro 1:22-23 – A purificação da alma por meio da obediência à verdade do evangelho é mencionada como sendo resultado de “tendo sido gerado novamente” (Tradução W. Kelly).
Para esses crentes judeus a quem Pedro estava escrevendo, esse era um novo tipo de santificação. A santificação que eles tinham conhecido no judaísmo era uma coisa exterior realizada por meio de rituais pelos quais pessoas e coisas eram separadas e preparadas para os serviços sacerdotais (Lv 8). Uma santificação interior por meio do novo nascimento era algo com que eles não estavam familiarizados, embora os santos do Velho Testamento tivessem nascido de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...