terça-feira, 2 de junho de 2020

A Importância de se ter a Palavra de Deus Sempre na Lembrança

Vs. 1-2 – Tendo, no capítulo 2, estabelecido o caráter do mal que entraria no testemunho Cristão por meio de falso ensino, neste capítulo 3, Pedro menciona outra coisa que marcaria a Cristandade nos últimos dias – incredulidade. Com isto em vista, Pedro ocupa-se em preparar os santos para os tempos tenebrosos à frente. Ele diz: “Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta em ambas as quais desperto com exortação [por lembranças – KJV] o vosso ânimo sincero [a vossa mente pura – JND]; Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos. Todo crente, por meio do novo nascimento, tem uma mente “pura”, mas Deus quer que sejamos exercitados sobre manter nossa mente pura em um sentido prático. Este é realmente um desafio considerável, e especialmente para aqueles que vivem nos últimos dias, quando a corrupção se intensificará de todos os lados. Pedro indica aqui que isso é feito com base no princípio da substituição. Devemos ter nossa mente cheia da verdade que Deus nos deu – tanto nos escritos dos “santos profetas” (o Velho Testamento) quanto no “mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos (o Novo Testamento). Quando nosso coração e mente estão cheios da Palavra de Deus, não há espaço para a corrupção entrar. Isso significa que precisamos estar ocupados com o que é positivo e animador, não com o que é negativo e corrompedor. E onde mais podemos ir para isso, senão para as Sagradas Escrituras? Não há nada tão santificador para a alma do crente do que ter sua mente saturada com a Palavra de Deus (Jo 17:17).
Pedro não nos diz para procurarmos alguma nova revelação da verdade, mas para estarmos mais intimamente familiarizados com a verdade que Deus deu em ambos os Testamentos. Devemos mantê-la “na lembrança”, repetindo-a várias vezes, porque tão facilmente nos esquecemos. Isso mostra que há valor na repetição. Estando equipados com tal conhecimento, seremos capazes de discernir os falsos ensinos dos homens. Assim, o caminho para enfrentar os perigos do dia é conhecendo e andando na verdade; isso é nossa maior defesa contra os erros da Cristandade.
Vs. 3-4 – Pedro então explica porque é importante ter a verdade sempre na lembrança – haveria um ataque à verdade por aqueles que professam ser Cristãos! Pedro nos dá um exemplo: Sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da Sua vinda? porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Assim, o falso ensino na Cristandade produzirá uma geração de crentes meramente professos, que negarão abertamente e zombarão da verdade – especialmente a verdade da vinda de Cristo.
Parece difícil acreditar que aqueles que professam ser Cristãos se oporiam às declarações claras da Escritura sobre a segunda vinda de Cristo. Mas vivendo nos “últimos dias”, como estamos hoje, podemos ver em retrospecto como isso aconteceu. Um grande setor da profissão Cristã (protestantismo neo-ortodoxo, unitarismo, etc.) se entregou à chamada “Alta Crítica”, que levou estudiosos a concluírem que muitas partes da Bíblia não são divinamente inspiradas – tais como os primeiros dez capítulos de Gênesis, a história de Jonas, etc. Isso enfraqueceu a confiança das massas da Cristandade quanto à confiabilidade da Escritura, e dessa infidelidade saiu quem zomba da Palavra de Deus. Pedro diz que a razão pela qual eles zombam do pensamento da vinda do Senhor é porque (dizem eles) todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...