sexta-feira, 3 de maio de 2019

PEREGRINOS E FORASTEIROS (cap. 2:11-17)


PEREGRINOS E FORASTEIROS (cap. 2:11-17)

         Por último, Pedro fala dos crentes no Senhor Jesus Cristo como peregrinos e forasteiros. Ele diz: Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem”. Um “forasteiro” é um estrangeiro; aquele que não é natural do lugar onde ele mora. Assim, o lar do Cristão não é aqui na Terra. Estamos no mundo”, mas não somos do mundo” (Jo 16:33, 17:14-16). Um “peregrino” é alguém que está em uma jornada. No nosso caso, estamos passando por este mundo pelo caminho da fé, retornando para casa, o céu. Por isso, um forasteiro é aquele que não está em casa e um peregrino é aquele que está a caminho de casa.
Pedro passa a dar três instruções curtas relativas à conduta que é requerida de peregrinos e forasteiros.
A primeira é “vos abstenhais das concupiscências carnais. Como Cristãos, devemos ter cuidado para não adotar a moral das pessoas perdidas entre as quais vivemos. É imperativo que nos julguemos a este respeito, porque essas concupiscências não só combatem contra a alma e impede a nossa comunhão com Deus, mas elas também estragam o nosso testemunho perante o mundo. Desnecessário dizer que ter nosso viver honesto entre os gentios é extremamente importante. Se as concupiscências da carne se manifestarem na vida de um crente, o mundo será rápido em tomá-las e usá-las para lançar vergonha sobre o nome de Cristo e “falar mal” dos Cristãos como “malfeitores”. Devemos, portanto, viver de tal maneira que sejamos interiormente consistentes com o que professamos ser exteriormente, de modo que o mundo não encontre em nós nenhuma mácula com a qual nos acusar (Ec 9:8).
As vestes dos sacerdotes no Velho Testamento tipificam essa consistência (Êx 28:39-43). Eles deveriam estar vestidos com linho fino, que fala de justiça prática em seu caminho e maneiras. Suas túnicas (roupas externas que as pessoas veriam) deviam ser feitas de linho, mas seus calções (roupas de baixo que as pessoas não veriam) também deveriam ser de linho.
Como mencionado, a melhor maneira de responder às acusações e críticas do mundo é viver uma vida piedosa em que não haja nada do que ser falado contra. Pedro diz que, se vivermos uma vida de consistentes “boas obras” diante dos homens, eles perceberão que sinceramente cuidamos do bem-estar daqueles do nosso convívio. E, quando problemas entrarem em suas vidas por meio de uma “visitação” governamental de Deus, eles podem se voltar para um crente em busca de ajuda e consolo, e ao fazê-lo, de certo modo eles “glorificam a Deus”. Isso não significa que eles necessariamente se voltarão para Cristo e serão salvos (ainda que alguns o façam), mas voltando-se para o povo de Deus em busca de respostas e ajuda, eles estão reconhecendo que o favor e a bênção de Deus estão com os Cristãos, e isso traz glória a Deus. Veja Mt 5:16.
Vs. 13-17 – A segunda instrução para aqueles que passam por este mundo como peregrinos e forasteiros é a submissão às autoridades civis. Pedro diz: Sujeitai-vos pois a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; Quer aos governadores como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens loucos: Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. Esta exortação tem a ver com a responsabilidade do Cristão de viver pacífica, honrosa e legalmente sob as potestades que há – os governos civis (Rm 13:1). Os Cristãos não fazem parte deste mundo, mas isso não significa que eles não tenham de se “sujeitar” às ordenanças (leis e estatutos) estabelecidas pelos governos do mundo nas terras em que vivem. Eles ainda vivem no mundo e, portanto, devem obedecer a toda a ordenação humana. Isso refere-se a tudo, desde o pagamento de impostos até a obediência aos sinais de limite de velocidade na estrada, etc.
Governos humanos foram estabelecidos por Deus para controlar e conter o mal (Gn 9:5-6; Rm 13:1-7; 2 Ts 2:6). Pedro afirma isso no versículo 14. O fato de que alguns governantes possam agir contra o ideal divino não significa que somos exonerados de nossa responsabilidade de obedecer as potestades que há (Rm 13:1). Se eles exigem obediência em algo que viola a consciência Cristã, então isso é um assunto diferente. Quando esse é o caso, devemos obedecer a um poder ainda “mais alto” – o próprio Deus (Ec 5:8; At 5:29). Todo governo humano tem alguma imperfeição, mas sem sua restrição, a anarquia prevaleceria; portanto, devemos ser gratos por qualquer tipo de governo que tenhamos. Os governos dos homens em vários países geralmente são de ajuda para aqueles que desejam fazer o que é certo. Pedro afirma isso no versículo 14b. A razão pela qual é importante que nos sujeitemos a todas as ordenanças do homem é tirar qualquer motivo que o mundo possa ter de nos acusar de fazer algo errado. Temos de ser, portanto, sujeitos lealmente ao Estadopor amor do Senhor, e devemos lembrar sempre que portamos o Seu nome diante do mundo.
Como os Cristãos estão apenas passando por este mundo como peregrinos e forasteiros, não há exortação no Novo Testamento que nos encoraje a tomar posição no governo ou a nos envolver nos assuntos políticos deste mundo. Somos cidadãos de outro país lá no alto (Fp 3:20), e isso nos torna peregrinos e forasteiros aqui embaixo. Portanto, devemos deixar as lutas políticas do mundo para os homens do mundo (Is 45:9).
Vs. 15-16 – Como Cristãos, inevitavelmente seremos criticados pelo mundo por meio do qual passamos, mas como mencionado, se vivemos em sujeição às autoridades civis, podemos tapar a boca à ignorância dos homens loucos. ​​Como Daniel na Babilônia, o mundo não terá nada para nos condenar justamente (Dn 6:4). Fomos tornados “livres” de todo o curso do mundo por meio de nossa redenção em Cristo (Gl 1:4), mas não devemos usar nossa “liberdade” como uma “cobertura” para a carne. “Livre” não significa que estamos livres para pecar; a liberdade Cristã não é pretexto para os Cristãos praticarem o mal. Pelo contrário, somos livres para usar nossas energias para servirmos ao Senhor como “servos de Deus”.
V. 17 – A tendência geral dos judeus dispersos entre os gentios era se ressentir das autoridades pagãs sobre eles. Em vista disso, Pedro introduz uma terceira instrução: Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei(ARF). Como crentes no Senhor Jesus Cristo, devemos viver honrosa e pacificamente entre as pessoas perdidas com quem vivemos e trabalhamos (Rm 12:18; 1 Tm 2:1-2). Devemos ter cuidado para não blasfemar das dignidades (2 Pe 2:10; Jd 8). Se Deus é temido, o rei será honrado, os irmãos serão amados e os homens em geral serão respeitados. É assim que devemos passar por este mundo como peregrinos e forasteiros. J. N. Darby disse: “Fale pouco, sirva a todos e passe adiante. Essa é a verdadeira grandeza; trabalhar despercebido e servir sem ser visto”. Resumindo nossa responsabilidade em relação às potestades que há, devemos orar, pagar e obedecer.
  • Oramos por todos que estão em autoridade (1 Tm 2:1-2).
  • Pagamos nossos impostos àqueles em autoridade (Rm 13:7).
  • Obedecemos às ordenanças estabelecidas por aqueles em autoridade (1 Pe 2:13).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...