sábado, 6 de abril de 2019

A Saudação


A Saudação

V. 1 – Pedro se apresenta como um apóstolo “de Jesus Cristo” – colocando o nome de Humanidade do Senhor (Jesus) antes de Seu título (Cristo). Nota-se que Paulo inverte a ordem quando se apresenta. Ele diz que ele é um apóstolo “de Cristo Jesus”. Como regra geral, quando o nome do Senhor é colocado antes de Seu título nas Escrituras, como Pedro faz aqui, refere-se a Ele como tendo descido do céu para glorificar a Deus em Sua morte e ressurreição. Por outro lado, quando o título do Senhor é colocado antes de Seu nome de Humanidade, refere-se a Ele como tendo completado a redenção e voltado ao céu como um Homem glorificado. Uma vez que Pedro recebeu seu apostolado do Senhor quando Ele estava aqui na Terra (Lc 6:13-16), ele chama a si mesmo de apóstolo de “Jesus Cristo”. Paulo, por outro lado, recebeu seu apostolado do Senhor depois de Ele ter morrido e ressuscitado. Foi do Seu lugar no alto, à direita de Deus, do qual o Senhor chamou Paulo para o seu apostolado (1 Co 9:1). Consequentemente, Paulo se chama de apóstolo de “Cristo Jesus”.
O Apóstolo Pedro é um dos nove Simões do Novo Testamento:
  • Simão Pedro (Mt 10:2).
  • Simão, o cananeu [zelote] (Mt 10:4).
  • Simão, o meio irmão do Senhor (Mt 13:55).
  • Simão, o leproso (Mt 26:6).
  • Simão, de cireneu (Mt 27:32).
  • Simão, o fariseu (Lc 7:40).
  • Simão, pai de Judas Iscariotes (Jo 6:71).
  • Simão, o mágico (At 8:9).
  • Simão, o curtidor (At 9:43).

 Pedro identifica o seu público como sendo os “peregrinos da dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia (Menor) e Bitínia” (AIBB). Essas são cinco regiões na Turquia moderna, que naquela época contavam com uma grande população de judeus. Esses judeus haviam sido “dispersos” entre os gentios desde os dias imediatamente após o cativeiro babilônico (Jo 7:35), mas o evangelho havia chegado até eles e muitos deles haviam se tornado Cristãos. O fato de os judeus serem vistos “dispersos” é uma prova de que a nação falhou em sua responsabilidade com respeito ao relacionamento de aliança com Jeová. Esse foi um dos juízos que Moisés disse em que eles incorreriam – a perda de suas terras e uma consequente dispersão entre as nações (Lv 26:33-35; Dt 4:27; 28:64). Assim, esses judeus eram uma testemunha firme do fato de que a nação havia falhado e havia sido despojada de seus antigos privilégios de sua herança na terra de Canaã.
V. 2 – Pedro prossegue mostrando a esses judeus convertidos que, embora a nação tenha temporariamente perdido suas bênçãos e privilégios terrenos, Deus tinha algo melhor para todos os que recebessem o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador. Como crentes, eles agora tinham um novo relacionamento com Deus e uma porção totalmente nova de bênçãos em Cristo. Essas coisas eram superiores a tudo o que possuíam no judaísmo.
Nestes versículos de abertura, Pedro menciona pelo menos dez coisas que eles tinham agora em Cristo ressuscitado que eram inteiramente novas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...