terça-feira, 2 de junho de 2020

OS MEIOS DIVINOS PARA SER PRESERVADO EM UM DIA MAU - Capítulo 1 - A Saudação

Vs. 1-2 – Pedro se apresenta como “Simão Pedro”. Simão era seu nome antigo que tinha como homem na carne (Jo 1:41-42). Muitas vezes, quando agia de acordo com sua velha natureza, ele era chamado de “Simão” (Mc 14:37; Lc 5:4-5, 22: 31-32; Jo 18:10, 21:2). É significativo que, ao escrever sobre o fracasso do testemunho Cristão, como foi levado a fazer aqui, Pedro usasse seu antigo nome. Isso mostra que estava consciente do fato de que ele próprio falhou, e que, ao falar do fracasso coletivo da Igreja, ele não estava de forma alguma fazendo isso depreciativamente.
Ele chama a si mesmo de servo e apóstolo de Jesus Cristo. Era um apóstolo escolhido pelo Senhor, mas foi por sua própria vontade que foi um servo. O Senhor nunca pediu nem ordenou que alguém fosse Seu servo; isso é algo que o crente escolhe voluntariamente quando percebe que foi comprado por bom preço(1 Co 6:20; 7:23). O processo de exercício que leva o crente a essa entrega, vem primeiro do entendimento do que a obra de Cristo na cruz fez. Isso torna o crente liberto do Senhor (1 Co 7:22a). Como tal, fomos libertados do juízo de nossos pecados, do pecado como um mestre, de Satanás e do mundo. Mas quando o custo de nossa liberdade chega à nossa alma, e percebemos que o Senhor pagou um preço tão alto para nos redimir, decidimos não mais usar nossa liberdade para nossos próprios interesses, mas para a promoção dos interesses d’Ele. Portanto, nos alistamos voluntariamente em Seu serviço como “servo de Cristo” (1 Co 7:22b). Assim, a obra do Senhor na cruz recebida pela fé, nos torna libertos, mas nós, por nossa própria escolha, nos tornamos Seus servos. Pedro afirmando que era o servo de Cristo, estava indicando que ele tinha passado por este exercício e se colocou à disposição do Senhor para Seu serviço.
Ao declarar que aqueles a quem estava escrevendo haviam alcançado fé igualmente preciosa”, ele quis dizer que esses crentes haviam recebido de Deus a revelação Cristã da verdade – o Cristianismo. Foi “dada aos santos” por meio dos apóstolos e é possessão comum de todos os crentes (Jd 3). Pedro não estava falando da fé como a energia interior da confiança da alma em Deus, que está em todas as pessoas que creem, mas do Cristianismo, como distinto das religiões deste mundo. H. Smith disse: “A 'fé preciosa' é a fé do Cristianismo, em contraste com o judaísmo, com o qual esses crentes tinham estado conectados” (The Epistles of Peter, pág. 44). J. N. Darby disse: “A fidelidade do Deus de Israel conferiu ao Seu povo essa fé (isto é, o Cristianismo), que era tão preciosa para eles. Fé aqui é a porção que temos agora nas coisas que Deus dá, que no Cristianismo são reveladas como verdades” (Synopsis of the Books of the Bible, Loizeaux edition, vol. 5, pág. 463).
Pedro diz que essa fé preciosa chegou aos santos “pela justiça do nosso Deus”. Isso se refere à fidelidade de Deus às Suas promessas no Velho Testamento de trazer a salvação ao homem por meio de Cristo (Gn 49:18; Sl 14:7, 67:2; Is 12:2-3, 25:9, 45:8, 52:7, 10, 56:1, etc.). Pedro acrescenta: e Salvador Jesus Cristo, porque Ele é aqu’Ele que fez expiação para a glória de Deus e para nossa bênção.
V. 2 – Pedro desejava que “graça e paz” lhes fossem “multiplicadas”. É encorajador saber que num dia em que o mal está sendo multiplicado por todos os lados, Deus pode multiplicar graça e paz para que Seus santos possam enfrentar esse mal. Isso mostra que não importa quão escuro o dia fique, Deus pode vencer o desafio. Graça e paz para o caminho Cristão chegam aos santos pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor. Alguns parecem pensar que precisamos ser versados nas doutrinas malignas que existem na Cristandade para escaparmos desses erros. No entanto, não é sabendo o que é falso que vai nos guardar de errar, mas sim, conhecendo, crendo e andando na verdade. Investigar o mal, mesmo com boas intenções, é potencialmente perigoso; poderíamos ser enganados de alguma forma e tropeçaríamos em nossa vida Cristã (compare Dt 12:29-32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...