CONTRACAPA

         Desde os primórdios do Cristianismo, quando as coisas nos caminhos de Deus estavam em transição (dispensacionalmente) do judaísmo ao Cristianismo, havia uma necessidade de que os judeus crentes em Cristo fossem instruídos neste novo início de Deus. É por isso que as epístolas hebraico-Cristãs (Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro) foram escritas e incluídas no cânon das Escrituras.
        Várias coisas ligadas ao judaísmo tinham formado as consciências daqueles criados naquela religião dada por Deus,que não eram fáceis de serem abandonadas, embora tivessem se tornado Cristãos. Esses escrúpulos se apegaram a essesqueridos santos de Deus (compreensivelmente) e levaram a impedi-los que andassem na liberdade do Cristianismo.
       Portanto, havia uma necessidade real da verdade nas epístolas hebraico-Cristãs nos primórdios do Cristianismo,quando a maioria dos santos da Igreja era de origem judaica. Como os judeus têm vindo continuamente a Cristo parasalvação desde aqueles primeiros dias até hoje, essas epístolas são uma importante parte da verdade que foi uma vez entregue aos santos (Judas 3).
        Em suas duas epístolas, Pedro trabalha para estabelecer os crentes judeus no novo modo de vida no Cristianismo e nos exercícios que são próprios de um crente andar na senda da fé. Por essa razão, seu ministério tem aplicação prática também para os crentes gentios, pois todos os Cristãos podem obter ganho por meio das exortações práticas em relação ao viver Cristão.