OS SOFRIMENTOS DE
CRISTO
Uma característica marcante da primeira epístola
de Pedro é o assunto dos “sofrimentos de
Cristo” (KJV). Eles são mencionados em cada capítulo (caps. 1:11; 2:21;
3:18; 4:1, 13; 5:1). Seus sofrimentos são trazidos não só como um modelo de como devemos reagir quando as
pessoas nos tratam mal, mas também como uma motivação
para vivermos uma vida devota e piedosa.
Pedro enfatiza os sofrimentos de Cristo
em seu ministério porque isso era algo que os judeus geralmente não prestavam atenção
nos oráculos de Deus – as Escrituras Messiânicas. Em cada uma das profecias
sobre o Messias, o Espírito de Cristo testificou dois grandes temas – “os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir”
(cap. 1:11). Ao longo dos escritos proféticos do Velho Testamento, há o que diz
respeito aos sofrimentos do Messias e
o que diz respeito àquilo que pertence ao Seu reinado em glória real. A ordem em
que essas coisas são encontradas nas Escrituras indica que Cristo primeiro
sofreria antes de entrar em Sua glória (Lc 24:26).
Os judeus permaneciam nas passagens que
pertenciam às glórias do Messias e nelas se deleitavam. Eles as liam em suas
festas anuais com grande entusiasmo. Mas, infelizmente, eles negligenciaram as
passagens que têm a ver com os sofrimentos do Messias – por exemplo, Salmo 22;
Salmo 69; Isaías 50:4-6; 53:1-12; Miquéias 5:1; Zacarias 13:7, etc. Essas Escrituras
revelam que Cristo seria rejeitado por Seu próprio povo, a quem Ele veio para
abençoar (Jo 1:11) e seria “cortado”
(JND) na morte (Sl 22:15; Is 53:8; Dn 9:26). Deus tinha uma razão muito
importante para permitir que isso acontecesse; a morte de Cristo seria o meio
pelo qual o pecado seria expiado em Sua grande, “oferta pelo pecado”, feita uma vez por todas (Is 53:10 – TB; 2 Co
5:21).
O Senhor indicou estes dois temas nas
Escrituras para aqueles com quem estava indo para Emaús. Ele os repreendeu por
não crerem “tudo o que os
profetas falaram” a respeito do Messias. Eles como os judeus em geral,
tinham crido apenas nas partes da Escritura que pertenciam à glória do Messias,
e isso os levou a conclusões erradas quando Ele foi rejeitado e crucificado.
Para responder ao seu desapontamento, o Senhor explicou-lhes pelas Escrituras
que Ele deveria primeiro sofrer, antes de entrar na glória de Seu reino (Lc 24:25-27).
Juntamente com os sofrimentos de Cristo
nesta epístola, é repetida a menção dos sofrimentos dos santos. Pedro menciona isso
muitas vezes, de várias maneiras e aspectos, e os vê como a experiência normal dos Cristãos (caps. 2:19; 3:14,
17; 4:1, 16; 5:10). Ele mostra que isso é parte integrante da vida de fé sendo
vivida em um mundo que rejeitou a Cristo. Por isso, nesta primeira epístola,
vemos Pedro preparando os santos para a adversidade. Ele os encoraja a suportar
o sofrimento que é inevitável quando se vive para Cristo.